domingo, 29 de abril de 2012

Sonhos de Consumo 1

Olá, pessoal!!!

Tá, eu sei que prometi atualizar e responder todos os comentários do blog ontem masssss véspera de feriado na minha profissão = loucura total!!!

Estou passando aqui rapidinho apenas para pedir a opinião de vocês.

Aqui em casa trocaremos a grade da frente por muro e como eu ADORO artesanato, pensei em colocar o número da casa em mosaico.

Só que como sou pisciana, estou super em dúvida quanto ao modelo. Vocês me ajudam?

Abaixo, os modelos que estão de deixando maluquinha:


Gomes Mosaicos


Gomes Mosaicos


Cia das Artes



Cia das Artes

Beijosss

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Correria, correria

Olá, pessoal!

Estou passando rapidinho aqui apenas para dizer que amanhã atualizarei o blog com mais calma e que responderei TODOS os comentários!

Fiquem com um pouquinho do Sobradinho. Ok, eu sei que as fotos são de mil novecentos e guaraná de rolha, mas eu JURO que nada mudou. Pelo menos não na fachada.


Eu, quando ainda era linda e loira. E quando ainda gostava de carnaval haha



Sempre fui feliz nessa casa <3


E esse é meu irmão, quando passava as tardes empinando a bicicleta na rua rs

Beijosss

terça-feira, 24 de abril de 2012

A escolha e o desespero

Eu sei que ainda não comentei sobre a segunda, terceira e quarta semana de obras MASSSSSSSSSs quem está passando pelo mesmo que eu sabe que imprevistos surgem.

Meus pisos não chegaram ainda, então meu pedreiro resolveu alterar a ordem das coisas e foi quebrar o banheiro. Para isso, ele precisava definir o encanamento e para isso, precisava saber a posição da pia e do vaso sanitário. E Como tivemos um outro imprevisto (que comentarei em outro post), fomos correndo comprar para ver se o bonitinho caberia.

Para nossa surpresa, o vaso caberia no banheiro... mas a lixeira não! hahahaha Será coisa de outro mundo colocar a lixeira na frente do vaso? Ó, Nossa Senhora dos Pequenos Espaços, ajudai essa pessoa!

Escolhemos esses modelos da ROCA:


Dama Senso, para o banheiro do segundo andar



Nexo, para o banheiro do primeiro andar.

Para minha surpresa, enquanto eu procurava fotos deles para postar aqui, o Google me mostrou a IMENSA QUANTIDADE DE RECLAMAÇÕES que essa empresa tem. Principalmente em relação à vaso sanitário e mais especificamente, ao NEXO.

O que fizemos? Corremos para a loja e trocamos por DECA. Não que não tenha nenhuma reclamação... deve ter! Mas pelo menos são em menor número.

Os modelos são:


Carrara, para o banheiro do segundo andar



Duna, para o banheiro do primeiro andar


E vocês, alguma reclamação ou elogio para as louças da Deca?

Beijosss

PS: quase morri ao ver os preços de bacias!!! Qualquer uma: Deca, Celite, ROCA... todas caras demais!!!

domingo, 22 de abril de 2012

Um brinde à harmonia da casa (NOT)

A reforma desta casa sempre foi um teste de "resistência" pra gente. Desde o planejamento até a execução.

Não é por causa de pedreiros, de imprevistos ou coisas assim. É pq não tínhamos o apoio de quase ninguém! E também não estou falando de apoio financeiro, pois ninguém é obrigado a nos bancar. Quando optamos em casar, sabíamos que isso implicaria nossa independência financeira. O que estou falando aqui é de apoio moral.

Meu sogro e sogra foram a favor de vender esta casa desde o início, e eu nem me interessei em saber os motivos. Meu irmão e cunhada sempre foram contra também. Ele, pq não consegue entrar aqui sem pensar na minha mãe. Ela, talvez por ter que apoiá-lo. Meu tio, meu seghundo pai, ficou do lado do meu irmão (acho que pq meu irmão sabe se justificar - eu apenas deixo que falem).

Se eu for parar para analisar, as ÚNICAS pessoas que nos apoiaram foram meu pai e minha avó. Assim como nós, eles também acham legal manter a casa na família, afinal são muitas histórias vividas aqui.

Quem me conhece sabe o quanto tenho personalidade forte. Quando eu acho que estou certa - como no caso da casa - eu nem ligo para o que falam. Mas quem me conhece, também sabe o quanto família é importante pra mim. Acho que o que talvez NINGUÉM saiba é o quanto eu gostaria de poder compartilhar com todos a minha alegria de, enfim, reformar esta casa. Eu fico aqui imaginando o quanto deve ser gostoso poder comentar qual o piso escolhido para os quartos, como será o banheiro novo, o que modificaremos e o que manteremos da casa.

E talvez nem imaginem o quanto fico magoada quando resolvem criticar cada escolha.

Hoje, após muito tempo aguentando calada, acabei falando tudo o que eu pensava para o meu pai. Eu não posso reclamar de falta de ajuda por parte dele. Ele sempre está pra cima e pra baixo buscando coisinhas que os pedreiros pedem de última hora, me acompanhou na loga jornada de escolhas de pisos, de lâmpadas e mais um montão de coisas. E sempre, SEMPRE está disponível pra me ajudar nessa loucura toda. Mas ficou na onda de criticar tudo. Primeiro foi a banheira que ganhamos, pois "isso é uma besteira, não tem cabimento, acabou com o banheiro". Depois começou a chamar o piso que escolhemos de "rainha", pois "tem que ficar cuidando como se fosse uma rainha, pra que isso? Eu não coloco rainha em casa! Arrumando rolo com pedreiro pra colocar o piso assim e assado. Não pode colocar de qualquer jeito. Não pode cair um pó pq risca". Depois foi a iluminação da cozinha e outros mimimi que há três semanas estou escutando.

E sempre assim, falando pros pedreiros, ou pra família... quase nunca diretamente. E quando o faz, é por meio de indiretas e ironias. E se tem algo que eu não estou precisando agora é disso tudo, sabe?

Tá um porre não poder contar com ninguém, tá insuportávem morar numa casa em reforma. Eu tô cansada.

Só quero que as pessoas possam dar opinião sem avacalhar, sem brigar. Eu não estou lutando com mais da metade da família por mero ego. Eu quero preservar a história da família e da casa por mim, pelo meu pai, pela memória do meu avô e da mamãe.

Se um dia o senhor entrar aqui, PAI, saiba que estamos fazendo isso para que fique feliz! Se tem algo que me faz feliz é poder estar te dando este presente em vida... E se Deus quiser nós iremos conseguir!

Desculpe o desabafo :/

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Resumão - 1ª semana

Como eu disse anteriormente, após muito bater a cabeça e váárias coisinhas embaçarem nossa programação, a obra COMEÇOU A DAR CERTO mesmo em 26 de março de 2012.

Meu pedreiro combinou de passar na segunda-feira para combinarmos tudo certinho e começar na terça, mas o que ele fez? VEIO PRA COMEÇAR A QUEBRAR TUDO na segunda! Encontrou uma casa pela metade: tudo encaixotado, mas nem tudo no lugar combinado.

Explicando: temos muitas tranqueiras em casa. Mesas, cadeiras, camas, sofás, caixas e mais caixas de documentos que ainda não foram devidamente arquivados, caixas de coisas que nunca vi e que supostamente nunca verei, roupas de cama/mesa/banho, roupas de inverno (época do ano RARA aqui na cidade), roupas do cotidiano e por aí vai. Só percebemos o quanto de coisas acumulamos com o tempo quando sentamos para organizar. Foram DEZENAS de sacos de lixo, minha gente! Mesmo assim, muitas coisas deveriam ser guardadas (até pq um dos quartos de casa é meio que um "depósito" de móveis e afins do meu irmão, que está construindo a casinha dele). E pra gente seria IMPOSSÍVEL colocar tudo no ardar inferior para que eles pudessem arrumar o andar superior. AHHHHH ÉÉÉÉ, ESQUECI: nós estamos MORANDO na casa durante a reforma. Não teríamos condição alguma de bancar aluguel e reforma ao mesmo tempo, então tivemos que ficar por aqui mesmo. Eu, Lu, dois cachorros, uma gata e uma tartaruga hahaha

Então, descobrimos que o pedreiro começa às 7h e termina às 16h... mas que ele chega às 6h!!! Quem me conhece sabe o quanto o bom humor demora para aparecer quando levanto e acordando às 6h ele não apenas demorava para aparecer, ELE NÃO APARECIA mesmo. PS: hj o pedreiro chega às 7h, graças a Nossa Senhora do Sono Bom! Com essa falta de "combinação" temporal, acabou que o pedreiro lombou algumas coisas de um cômodo para o outro e também ficou perdidinho. Isso pq os meus lindos pisos não haviam chegado! DICA: tentem evitar os pisos que são novidade, pois eles demorar UM MÊS pra chegar!!! Com esse imprevisto, ele teve que apelar pro quebra-quebra.

1º passo: retirar os tacos! Alguém já passou por isso? Eu desejo - de coração - que nunca precisem passar por nada parecido! Principalmente se vc, assim como eu, tiver ASMA. Eu acho que nem em demolições há tanta poeira assim! No final do primeiro dia eu estava em choque, pois havia pó até nos móveis cobertos, em ambientes com as portas fechadas. E muita falta de ar. Vamos fazer inalação, Dona Vanessa, pq a bagunça está só começando! Esse processo de tirar tacos do andar superior durou praticamente a semana toda. E eu, CHOCADA com a ineficiência de vassouras, panos molhados e todos os produtos de limpeza do mundo, acabei esquecendo de fotografar essa etapa :( Abaixo, a lição: máscara o tempo todo. Eu tirava apenas para tomar banho e dormir!

2º passo: nivelar o piso! Mas antes, muuuitaaaa vassourada pra limpar o pó. Queria ter tirado foto pra mostrar pro meu velho o quanto eu estava sendo sincera ao dizer que os tacos alimentavam minha asma!!! Após isso, finalmente nivelar o piso. Ou seja, arrancar os pregos e restos de massa ou madeira que insistem em permanecer no chão e meter massa para nivelar. E minha semana acabou assim: sem tacos, com muito pó e com um colchão no meio da sala (local onde permanecerá por muuuiiitooo tempo).

Não sei o que incomoda mais: a poeira, o barulho ou a falta de ar condicionado :~

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A escolha dos materiais - PISOS

Olá, queridos e queridas!

Hoje o post é tooodooo bonitinho! Colocarei aqui fotinhas dos pisos escolhidos por nós para a nossa casinha.

Vamos lá?




Crema Valencia 60x60 - Portinari(usaremos na Sala de Tv e na Sala de Jantar).

Abaixo alguns ambientes com este porcelanato (desculpe, mas essas imagens são antigas no pc e eu não sei a fonte).








Optamos por porcelanato em todos os ambientes pq achamos lindo demais! Mas como fui criada em uma casa com tacos no chão, não me senti muito a vontade com essa história de ter chão frio nos quartos. Me sentiria, sei lá, dormindo numa cozinha (galera, é MINHA opinião, tá? Por pura falta de costume mesmo! Minha sogra tem na casa toda e eu acho lindo demaiiiss). Então optamos por um porcelanato que imita madeira!



Linha Eco Tropical HD - Garapera (Portinari)

Mais fotos:





Na nossa futura "área gourmet", o escolhido (e meu xodó, confesso) foi o Antique HD - NO HARD (Portinari). Nem todas as linhas do mundo seriam suficientes pra eu expressar o quanto ele é maravilhoso!!!





No banheiro social, optamos por este banheirinho FOFO:



Vivere Lilac - Portinari
Vivere Bianco - Portinari


E para o banheiro de casal:







(ok, nosso banheiro não tem 1/3 desse tamanho... Mas paixão não se mede o tamanho, né?)

Faltou alguns complementos e ambientes, mas isso é história pra outro post. Estou mega gripada e sem ânimo de sair da cama para ir ali ver os nomes nas caixas. Amanhã... PROMETO!

Beijos!!!

terça-feira, 17 de abril de 2012

Vamos correr?

Queridos, vou ter que fazer vários posts seguidos para tentar mantê-los atualizados, pode ser?

Vai ser um pouco puxado, já que estamos na quarta semana de reforma. Vcs prometem não perder o fôlego e continuar me acompanhando???

Beijosss

A vida (ou a falta dela) de um casal em época de obras...

Se vc também é casado (ou namorado, ou mora junto etc) e resolveu se aventurar em construir um lar ou mesmo reformar, sabe exatamente sobre o que os casais passam nessa fase.

No início, qdo pensamos em reformar nosso cantinho, apenas começamos a prestar mais atenção em detalhes como torneiras, pias e outros itens "decorativos". Aí o sonho GRAÇAS A DEUS virou realidade e o bicho pegou!

Achávamos que era olhar duas ou três torneirinhas e decidir pela mais "ajeitada". Que vasos sanitários eram todos iguais. Que piso comum e porcelanato eram a mesma coisa... Ai ai, tempos bons de inocência!

Nossos jantares e saidinhas de finais de semana foram substituídos por infinitas idas e vindas a todos os estabelecimentos de vendas de material para construção. Aí aprendemos com quantas louças fazemos uma reforma!

Como moramos no interior de SP e nunca nos metemos com esse negócio de reforma, sabíamos de quatro lugares para "bater cartão": C&C, Casa dos Construtores, Tend Tudo e Riaço.

Gente, nós batemos MUITO a cabeça por não termos traçado uma "estratégia".

Vale a pena entrar no site das empresas e dar uma olhada, anotar as coisas que mais interessaram. Mas pra isso vcs precisam ter em mente o tamanho do ambiente, a cor, se a torneira será de mesa ou de parede e outras coisas. Também vale a pena ter uma idéia do quanto vcs vão gastar.

Nosso primeiro orçamento foi assim: escolhemos tudo o que mais agradava nos agradava em cada loja (as listas ficavam imeeeeeeeeeeeeensasss). Claro que não deu certo, né? O segundo orçamento, após esses finais de semana de comparações e escolhas, resolvemos estipular quais modelos de quais marcas iríamos orçar. Com a lista nas mãos, fomos em todas as lojas e pegamos os preços. Assim mesmo: mesmo itens, mesmas marcas, mesma ordem para facilitar a conferência. O último passo foi comparar. Eu usei uma planilha meio porquinha que fizemos no Excel, mas vc pode colocar um orçamento do lado do outro e circular o mais em conta.

Mesmo com gostos quase sempre iguais, acabávamos tendo uma discussão aqui, outra ali. Afinal, obra que é obra traz aquele desequilíbrio na harmonia! hahaha Muitas cores, muitos modelos, muitas funções. Não tem como não surtar!

Mas qdo vc aprende com seus erros e consegue, enfim, concluir esse processo desgastante, você percebe que no final esse corre-corre todo vale muito a pena!!!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Delírios de consumo 1, 2, 3 e 4 (sim, tudo de uma vez... é grave?)

Aí que no início da reforma vc tem mil planos e quer realizá-los imediatamente. Dentre os nossos planos, estava uma área gourmet. Eu que sou apaixonada por cozinhar, cheguei a perder o sono vááárias noites planejando o lugar. E gastei muita gasolina correndo atrás dos itens deste sonho.

Como sou uma "pseudo-confeiteira" (faço cupcakes para vender), os itens que eu mais desejava eram um forno potente (pois o que tinha aqui em casa ainda era o Layr antigo, q já não estava mais aquelas coisas) e uma batedeira maravilhosa. E minha gente, tudo isso custa dinheiro (e muito!).

O que eu fiz? Aproveitei a redução do IPI e comprei, numa martelada só, meu forno, minha batedeira e também um cooktop e um depurador de ar (já que a coifa que ganhamos não poderemos usar :/).

Olha os novos delírios aí:


Cooktop a Gás 5 Bocas Fischer Fit Line



Depurador de Ar Suggar Sírius - 80 cm



Batedeira planetária LINDA da Arno



Forno de Embutir Electrolux Elétrico OE7MX com Timer Sonoro - 58 litros

Resultado: menos dinheiro no bolso e uma área gourmet adiada por falta de verba. E agora, Vans? Agora eu dormirei abraçada com meus sonhos e meus delírios...

terça-feira, 10 de abril de 2012

O início da reforma e A Saga dos Pedreiros

Gente!!! Finalmente a obra começou *-* E pra falar a verdade, já estamos na terceira semana de obra e só agora arrumei uma "janela" para poder compartilhar as emoções com vcs.

Vamos lá?

Resolvi começar lááááá da base: a procura pelo pedreiro!

Sim, foi uma loucura! Se tem algo no Brasil que está em extinção é essa "espécie". Eu não achava!!! E qdo encontrava, era daquele tipo estrela, que só aceita começar a casa do zero e nada de reformas ¬¬

Perguntava pra todo mundo que eu encontrava, conhecidos e desconhecidos, se podiam me indicar alguém.

De início o sogrão deu uma indicação, já que estava se mudando de casa pela terceira vez em um ano (olha, eu não tenho 1/3 dessa disposição). E lá fomos nós atrás da indicação.

Liguei torcentas vezes e nada de me atender. "Começamos mal", pensei. Qdo consegui a honra de falar com o homem, marcamos para que viesse fazer um orçamento. No fim das contas descobrimos que o cara era pintor e estava começando a trabalhar com um primo, que é pedreiro, e o que pra mim não é um bom sinal. Assim, pode ser encanação sem fundamento, mas eu acho que nada melhor que contratar alguém que já trabalha com outro alguém há algum tempo. Aquilo de "confiança", sabe? Se já estão juntos há algum tempo, já confiam no trabalho um do outro e a chance de algo dar errado é menor. Mas enfim... como eu não estava podendo escolher muito, até aceitaria os dois. Isso se não fosse o fato de que eles queriam ficar ricos em cima da gente (e por furarem duas vezes nos dias combinados para conversar sobre valores).

Pediram, por cima, QUARENTA E SETE FUCKIN MIL REAIS!!! E mais CINCO MESES de obras... em três pessoas! E, nas palavras do pintor "sabe como é que é, né. Nós somos autônomos, não temos registro. E pra coisa ser justa, colocamos aí no orçamento que durante as obras terá quatro feriados. E aquilo que falei, como não somos registrados nós cobramos o dia também no feriado. É como se a senhora fosse contratar a gente registrado por cinco meses. Os registrados não trabalham no feriado e ganham, correto?''. Aí me subiu o sangue na cabeça! Gastaríamos R$ 130,00 por feriado com cada um deles (então faça R$ 130,00 x 3 pessoas e esse total vezes 4 feriados... dói até olhar).

Aí bateu o desânimo. Como arrumaríamos dinheiro para o acabamento e para o material de construção se nossa grana quase acabaria só no orçamento?

Continuamos a saga de procurar pedreiros. O marceneiro (que desistiu dos nossos armários, mas depois eu conto) indicou um amigo dele. Por alguns dias ficamos com um sorrisão nos lábios. O pedreiro foi no horário combinado, mediu toda a casa, deu idéias fantásticas e ainda pediu para irmos dar uma olhadinha na obra que estava fazendo em um condomínio. Morzão não pode ir, então fui com o papai.

Chegando lá, contei quatro pessoas trabalhando com ele. Aquele caos de construção, né? Muita poeira, o plástico preto que revestia o chão não estava mais cobrindo nada, pisos para todos os lados, tinta pingando massss o trabalho era lindo! Tudo muito bem feitinho, nada torto (sou meio neurótica com perfeição), pisos muito bem assentados. Mas, CLARO que algo entrou na parada para estragar: bebida. O pedreiro tava num bafo de cachaça daqueles e com os olhos mais vermelhos que meus cabelos. Num dá, né? Já imaginei o homem faltando sem dar satisfação e depois inventando desculpas esfarrapadas.

Cinco dias depois (após muuuuiiitaaaas ligações cobrando), ele me passou um e-mail com o orçamento: R$ 32.000,00.

E aí? Engolir o orçamento com pinga ou ir atrás de outro?

Eis que surge no meu Facebook (obrigada, Zuckerberg) um amigo que há anos eu não conversava, dizendo que estava reformando a casa e mimimi. Eu rapidamente peguei todos os dados do pedreiro, que no primeiro contato veio TRINTA MINUTOS antes do combinado. Não dá vontade de apertar as bochechas? Dias depois eu fui ver a obra e constatei que era tudo muito bem feitinho. E melhor: o Sr. Lolo (o pedreiro) é a simplicidade em pessoa! Esse é dos meus!

Muitas idas e vindas depois, o Sr. Lolo é nosso por três (será?) meses! Sem o Sr. Nerso (o ajudante), que caiu gorozado e quebrou o braço hahahaha

E vamos que vamos! Agora sim esse trem engrena!!!

Beijos poeirentos