domingo, 22 de abril de 2012

Um brinde à harmonia da casa (NOT)

A reforma desta casa sempre foi um teste de "resistência" pra gente. Desde o planejamento até a execução.

Não é por causa de pedreiros, de imprevistos ou coisas assim. É pq não tínhamos o apoio de quase ninguém! E também não estou falando de apoio financeiro, pois ninguém é obrigado a nos bancar. Quando optamos em casar, sabíamos que isso implicaria nossa independência financeira. O que estou falando aqui é de apoio moral.

Meu sogro e sogra foram a favor de vender esta casa desde o início, e eu nem me interessei em saber os motivos. Meu irmão e cunhada sempre foram contra também. Ele, pq não consegue entrar aqui sem pensar na minha mãe. Ela, talvez por ter que apoiá-lo. Meu tio, meu seghundo pai, ficou do lado do meu irmão (acho que pq meu irmão sabe se justificar - eu apenas deixo que falem).

Se eu for parar para analisar, as ÚNICAS pessoas que nos apoiaram foram meu pai e minha avó. Assim como nós, eles também acham legal manter a casa na família, afinal são muitas histórias vividas aqui.

Quem me conhece sabe o quanto tenho personalidade forte. Quando eu acho que estou certa - como no caso da casa - eu nem ligo para o que falam. Mas quem me conhece, também sabe o quanto família é importante pra mim. Acho que o que talvez NINGUÉM saiba é o quanto eu gostaria de poder compartilhar com todos a minha alegria de, enfim, reformar esta casa. Eu fico aqui imaginando o quanto deve ser gostoso poder comentar qual o piso escolhido para os quartos, como será o banheiro novo, o que modificaremos e o que manteremos da casa.

E talvez nem imaginem o quanto fico magoada quando resolvem criticar cada escolha.

Hoje, após muito tempo aguentando calada, acabei falando tudo o que eu pensava para o meu pai. Eu não posso reclamar de falta de ajuda por parte dele. Ele sempre está pra cima e pra baixo buscando coisinhas que os pedreiros pedem de última hora, me acompanhou na loga jornada de escolhas de pisos, de lâmpadas e mais um montão de coisas. E sempre, SEMPRE está disponível pra me ajudar nessa loucura toda. Mas ficou na onda de criticar tudo. Primeiro foi a banheira que ganhamos, pois "isso é uma besteira, não tem cabimento, acabou com o banheiro". Depois começou a chamar o piso que escolhemos de "rainha", pois "tem que ficar cuidando como se fosse uma rainha, pra que isso? Eu não coloco rainha em casa! Arrumando rolo com pedreiro pra colocar o piso assim e assado. Não pode colocar de qualquer jeito. Não pode cair um pó pq risca". Depois foi a iluminação da cozinha e outros mimimi que há três semanas estou escutando.

E sempre assim, falando pros pedreiros, ou pra família... quase nunca diretamente. E quando o faz, é por meio de indiretas e ironias. E se tem algo que eu não estou precisando agora é disso tudo, sabe?

Tá um porre não poder contar com ninguém, tá insuportávem morar numa casa em reforma. Eu tô cansada.

Só quero que as pessoas possam dar opinião sem avacalhar, sem brigar. Eu não estou lutando com mais da metade da família por mero ego. Eu quero preservar a história da família e da casa por mim, pelo meu pai, pela memória do meu avô e da mamãe.

Se um dia o senhor entrar aqui, PAI, saiba que estamos fazendo isso para que fique feliz! Se tem algo que me faz feliz é poder estar te dando este presente em vida... E se Deus quiser nós iremos conseguir!

Desculpe o desabafo :/

9 comentários:

  1. Olá, td bem? Estou conhecendo seu cantinho hoje... Eu sei como é difícil não ter apoio para algo qu é tão importante assim, mAs acho que, em algum momento, essa situação vai mudar. Tenha fé que tudo vai dar certo. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda, Má! E muito obrigada pelas palavras de apoio!

      Beijosss

      Excluir
  2. Olá, fique tranquila em desabafar, acho que é pra isso que este espaço serve aqui mesmo... Pra compartilhar as coisas com pessoas que sentem e pensam as mesmas coisas que você. Família é assim mesmo, tem essa mania de querer ser do contra sempre. Tem gente da nossa família que nem sabe que nos compramos um apartamento ainda, e nem vão saber.. Porque não quero ninguém fazendo "careta" pra minha casa. E quando estiver pronta, faça uma inauguração e não chame a família, chame os amigos, eles sim ficam felizes quando você adquire algo.
    E se precisar bater papo sobre revestimentos e etc.. Pode comentar aqui que a gente adora!! hehe Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Fran, no dia em que fiz esse post eu estava no meu limite, sabe? Engulo tanto sapo pra não brigar com as pessoas q eu amo, mas acho que preciso pensar um pouco mais em mim, no que eu quero de verdade... Mas vai dar tudo certo, se Deus quiser!

      Família é um problema mesmo... Mas eu penso como vc: prefiro manter por perto somente aqueles que realmente compartilham nossas alegrias com GOSTO!

      Muito obrigada pelas palavras de carinho!

      Beijosss

      Excluir
  3. Oi Vans t. bem? Vim retribuir sua visita e conhecer seu cantinho, parabéns por ser essa pessoa determinada, no fim da tudo certo vc. vai ver.Espero poder tirar suas duvidas, qto ao corte meu marido que cortou, pois ele tem a ferramenta de cortar madeira, e o espaço que foi deixado é da própria estante, observe na sua se tem como deixar tbem.Ao invés de cortar logo acima das portas deixa esse espaço.
    Lixa bem com lixa de madeira pode ser fina só para tirar o verniz antigo. Acho que vai ficar linda em cor escura, nesse caso acho que teria que ser um verniz a base de água, só conheço o branco da suvinil não sei se tem outras cores. A base de água é bom pois não tem cheiro forte e seca rápido, tbém vc. não vai precisar envernizar. Agora vc. pode usar a tinta PVA latex na cor desejada, ai vc. tem que passar um verniz ou usar cera em lata poliflor incolor, também já usei em vários móveis que reformei. Qualquer dúvida estou a disposição. um abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana! Nossa, muiiitooo obrigada pelos detalhes... está me ajudando muito!

      Tenho mais uma dúvida, posso abusar? Como vc fez pra "nivelar" a parte que foi cortada? Não ficou marca?

      Tô animadíssima pra reformar os móveis aqui! rs

      Beijosss

      Excluir
  4. Oie td bem? Vim conhecer seu blog, e ja me identifiquei com vc, tbm estou passando pela mesma coisa, mas conta ate 3, respira fundo, e nao de bolas, isso sempre vai existir, pessoas p criticar!! o q importa é o q vc pensa, a consiencia ja estou te seguindo! se puder me siga tbm! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estê, obrigada pelas palavras!!!

      Qto ao seu blog, estou sempre por lá hehe

      Beijosss

      Excluir
  5. Oiii Vans!!!
    Te achei no blog de uma amiga e vim aqui te visitar!!
    Sempre gosto de começar pelo começo pra entender a historia da pessoa q escreve e este post fez um resumão de tudo pra mim!!!

    Obra realmente acaba com nossos animos e precisamos desabafar mesmo, fiz isso varias vezes lah no blog tb!!!

    E fiquei mto feliz com a sua estoria e a responsabilidade que vc tomou pra si, td dará certo!!!
    Respire, reze, acredite e persista!

    bjobjooo

    ResponderExcluir